Enviado ao ministério
“Como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: ‘Como são belos os pés dos que anunciam boas-novas!’” (Rm 10:15).
Prévia da semana: Todo membro da igreja tem um campo de trabalho no qual, através de treinamento apropriado, liderança e a bênção do Espírito Santo, pode utilizar no ministério seus dons espirituais e relacionamentos sociais.
Leitura adicional: Êx 18:13-26; Lc 9:1-6; At 6:1-7; Mensagens aos Jovens (dê uma olhada geral no livro)
Em seus pés |
Alguma vez você já ouviu a frase “Ele é mudo como uma pedra”? Será que por vezes queremos ser mais como pedras do que como matéria viva, orgânica? Será que preferimos sentar em nossos bancos da igreja por, digamos, quatro ou cinco mil anos, enquanto sermões e hinos conhecidos do hinário soam em nossos ouvidos? O problema é que esse estado de ser não é vida física e, certamente, também não se trata de vida cristã.
Felizmente, quando o instinto entra em ação, a maioria de nós tem um desejo ardente de estar viva. Isso é chamado autopreservação. E estar vivo é sempre estar em processo de mudança. Provavelmente, se você acha que está evitando a mudança, está, na verdade, morrendo ou já em estado de decomposição. Pergunte a qualquer profissional de saúde o que acontece quando você para de se exercitar, mas continua comendo. Acontece uma transformação, mas na direção errada.
O mesmo é verdade na vida da igreja e na vida espiritual do cristão. Se a igreja ou o cristão realmente tem a mensagem de Deus para o mundo, permanecer em silêncio sobre isso não é uma opção. Espalharemos a mensagem e as pessoas a ouvirão, a verão manifestada na vida coletiva da igreja, serão atraídas tanto para a mensagem como para a igreja que a espalhou, e desejarão elas mesmas fazer parte dela. Resumindo, a igreja vai crescer. Se a igreja se esquecer disso e meramente tentar agarrar-se ao que ela pensa que tem, eventualmente descobrirá que não possui mais. Portanto, viver como cristãos reais é ministrar.
O ministério pode ser definido nessa instância como uso intencional e proposital dos dons dos cristãos para espalhar o evangelho. O ministério nos traz mudança positiva e crescimento, assim como também beneficia aqueles a quem ministramos. É por isso que, quando Deus, por meio do Seu Espírito, nos chama para a igreja, Ele também nos manda sair – envia-nos – ao ministério para encontrar as necessidades físicas e espirituais das pessoas ao nosso redor; para ser os pés que trazem notícias alegres de coisas boas.
Nesta semana, exploraremos maneiras pelas quais nós, como igreja, podemos ajudar uns aos outros ao fazer uso de nossos talentos dados por Deus para o ministério.
Mãos à Bíblia
|
Muitos dedicados líderes de igreja têm interrompido ou, na melhor das hipóteses, diminuído sua eficiência por falta de vontade de compartilhar a responsabilidade do ministério. Até Moisés, o grande líder do Antigo Testamento, precisou de ajuda para ter visão mais ampla a respeito da liderança compartilhada.
1. Conforme o conselho de Jetro, quem deveria assumir o trabalho de julgar as questões mais simples entre o povo? Êx 18:13-26, especialmente o verso 22
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário