sexta-feira, 25 de maio de 2012

Lição da Escola Sabatina - JOVENS




Sexta, 25 de maio

Se necessário, use palavras


“Pregue o evangelho; se necessário, use palavras.” Um ancião da minha igreja usava muito essa frase. Ela me encoraja a examinar como geralmente achamos que devemos compartilhar o evangelho. Geralmente, falamos, pregamos e apresentamos sermões para evangelizar as pessoas. Fazer isso, contudo, envolve apenas um lado, e é perigoso para a vida espiritual. Existem muitas histórias de pessoas que levaram muitas outras para a verdade, mas, por fim, elas mesmas perderam a salvação.

A Bíblia não se cala a respeito de como Jesus, nosso Modelo verdadeiro, compartilhou o evangelho e ministrou aos outros. Ele treinou doze pessoas (e mais outras 70) que viraram o mundo de cabeça para baixo não somente por palavras, mas por sua maneira de viver.
Note como Jesus formulou Seu chamado aos discípulos, quando disse: “Sigam-­Me, e Eu os farei pescadores de homens” (Mt 4:19). Isso nos diz que primeiramente precisamos estudar a vida de Jesus e buscar fazer de Seu caráter o nosso. Precisamos ter idêntica motivação e o mesmo amor que Ele tem pelas pessoas. Precisamos ter nossos próprios testemunhos pessoais de como o evangelho nos influencia, pois somente podemos compartilhar aquilo que temos. Portanto, realmente sabemos por experiência “como o Senhor é bom”? (Sl 34:8).

Jesus disse que devemos segui-Lo. Isso significa que devemos estudar Sua metodologia de como alcançar e ministrar às pessoas. De contatos pessoais a discursos para centenas ou milhares de pessoas, Jesus nos deixou o exemplo. Apesar disso, com que frequência nos encontramos correndo atrás de metodologias humanas, bebendo nas “cisternas rachadas” (Jr 2:13) do mundo?

Sim, ao compartilharmos o evangelho, precisamos usar as palavras. Mas ainda mais importante é o nosso caráter e a nossa vida, que deve ser “conhecida e lida por todos” (2Co 3:2, 3). Quando mantemos uma conexão viva com nosso Salvador, a promessa dEle de nos tornar pescadores de homens será cumprida em nós.

Mãos à obra

1. Faça um compromisso de 40 dias de oração num horário específico do dia. Ore para que o Espírito de Deus lhe diga que tipo de trabalho você pode fazer. Ore por um curto período de tempo e então escute por um momento. Registre tudo o que resultar dessas orações.
2. Crie um gráfico utilizando um programa de design como o Photoshop. O gráfico deve descrever a mensagem de salvação através da vida, morte e ressurreição de Jesus. Estude os passos na Bíblia e incorpore textos que indiquem o caminho para a salvação.
3. Organize uma caminhada de oração pela vizinhança em volta de sua igreja. Marque uma data e hora (após o culto é uma boa ideia). Convide voluntários, divida-os em grupos e instrua-os a andar pelos quarteirões próximos, orando pelas pessoas que vivem ali. Considere bater de porta em porta e perguntar às pessoas se vocês podem orar por algo específico.
4. Peça ao seu pastor para marcar e conduzir um treinamento para atividades como dar estudos bíblicos e apresentar seminários. Tome a iniciativa de ajudá-lo de maneiras práticas para fazer com que isso aconteça.


Melody Matudan-PageBerrien Springs, Michigan, EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário